Antes de pesquisar em lojas de moveis para escritório as mesas e cadeiras para o escritório, você tem que decidir se é necessário dividi-lo e que tipo de divisória utilizar. Quando se fala em divisórias sempre surgem algumas dúvidas. Neste post vamos esclarecer uma dúvida comum, as diferenças entre as opções de divisórias, a Eucatex e a divisória de gesso acartonado. Tanto uma quanto a outra são divisórias práticas, rápidas para instalar e com um ótimo custo.

Mas qual delas escolher?

Ambos os modelos tem prós e contras que farão a diferença na hora da escolha. Cabe a você ler esse artigo e concluir qual das divisórias é a que mais atende a necessidade do seu escritório.

Divisória de Eucatex

A divisória de Eucatex , é de um material bem diferente da divisória de gesso acartonado, também é conhecida como divisória de madeira e tem inúmeras vantagens.

Vantagens da divisória de Eucatex

  • Montagem rápida – E quando falo montagem rápida, é rápida mesmo. Em um dia, várias paredes podem ser instaladas, dependendo também, é claro da agilidade dos instaladores.
  • Reaproveitamento – Isso é ótimo, porque permite montar e desmontar sem avarias as placas ou perfis. Dessa forma, é possível desmontar uma parede de divisória e instalá-la em outro local perfeitamente. Assim, se o espaço do escritório for alugado, e futuramente você pensa em mudar de escritório, é possível levar a divisória, e o sua única despesa será a mão de obra de desmontagem e montagem.  É indicada também para escritórios de fábrica, que são locais onde continuamente tem o layout alterado, permitindo a recolocação de posição das divisórias.
  • Permite diversas configurações como por exemplo: divisória com vidro, divisória cega (sem vidro), divisória com porta, divisória com vidro duplo e persiana interna, e etc.
  • Permite escolha de divisória com isolamento acústico interno. É uma excelente opção para quem quer, por exemplo, fechar uma sala para reuniões. Você pode optar pela divisória com isolamento acústico, que “abafará” o som permitindo maior privacidade na sala de reuniões. Aqui é importante lembrar, que caso opte por uma divisória acústica, precisa se certificar de que o forro do local também é acústico, caso contrário, de nada adiantará a escolha da divisória acústica.
  • Permite a escolha em diversas cores de painéis e perfis. Para painéis as cores lisas são: branco, cristal, areia Jundiaí e areia pérola. Para painéis amadeirados as cores são: teka, carvalho maiorca, e ciliégio claro. Para os perfis, estes podem ser de alumínio ou de aço. As cores do perfil em aço podem ser: preto, branco, cinza claro e bege.
  • Normalmente as divisórias tem espessura de 3,5cm. Porém há modelos com espessura de 5cm, com dispositivos para passagem de fiação elétrica e demais redes.
Divisória de eucatex
Divisória de eucatex para escritório

Divisória de gesso acartonado

A divisória de gesso acartonado , também como conhecida como divisória de drywall. É indicada nos casos onde se precisa dividir o ambiente, mas não se deseja que isso mostre ser uma divisória. A divisória de gesso acartonado depois de acabada (com massa corrida e pintada) fica, aos olhos, exatamente igual uma parede. No Brasil, inicialmente utilizada apenas para escritórios ou ambientes corporativos, hoje tem sido também muito utilizada em residências.

Vantagens da divisória de gesso acartonado

  • Montagem rápida, pois em apenas um único dia várias paredes de divisória podem ser montadas. No entanto, não é tão rápida quanto a divisória de Eucatex, uma vez, que a divisória de gesso acartonado precisa de acabamento (massa corrida e pintura) após a instalação da divisória. É bom ressaltar que na maioria das empresas onde se compra este tipo de divisória e inclusive na nossa empresa, você adquire somente a divisória de drywall sem acabamento de massa corrida e pintura que fica por conta do cliente que deve contratar o acabamento da divisória com um pintor.
  • Permite acabamento em diversos tipos como: pintura , textura, grafiato, papel de parede e revestimento 3d. Ressaltando mais uma vez que a divisória é vendida sem esses acabamentos que devem ser adquiridos separadamente.
  • Permite que a fiação elétrica, tubulação de água e demais redes sejam instaladas dentro das paredes de gesso acartonado.
  • Permite a fixação de painéis e prateleiras, desde que quando da instalação da parede seja solicitado que se reforce internamente determinado ponto da parede, para que nesse ponto seja colocado a exemplo um painel para TV. Lembrando que somente antes de finalizar o acabamento e instalação isso pode ser feito. Após a parede terminada, se não foi colocado nenhum tipo de reforço interno não é possível fixar painel para TV ou prateleiras na parede de gesso acartonado ou drywall.
  • Pode ter seu isolamento acústico otimizado com o acréscimo de isolamento acústico interno, quando da instalação da parede de gesso acartonado.
  • Pode ser construída em diversas espessuras de parede: 50mm, 70mm ou 90mm.
  • Admite a instalação de grande variedade de esquadrias para vidros e portas que viabiliza sua utilização em diversos ambientes.
  • As paredes em gesso acartonado podem ser fornecidas com painéis resistentes ao fogo. Isso atende as normas para áreas industriais e comerciais. Neste caso, os painéis são específicos e isto precisa ser solicitado no momento do orçamento.
  • As paredes de drywall ou gesso acartonado são feitas com material leve e por isso não acarretam sobrecargas em lajes e demais superfícies.

Separamos duas fotos de divisória em gesso para vocês perceberem a diferença. Uma divisória de gesso antes do acabamento e uma divisória de gesso com acabamento.

Divisória de gesso acartonado
Divisoria de gesso acartonado com acabamento
Divisória de drywall
Divisória de gesso acartonado sem acabamento

Informações Adicionais

Bom, espero ter esclarecido as dúvidas e ajudar na melhor opção de divisória para seu escritório. Para solicitar um orçamento de divisória de eucatex ou divisória de gesso acartonado, entre em contato com nossos consultores. Telefones : (12) 3622.2847 (12) 3621.3604, ou pelo email: contato@moveisoffice.com.br

Acesse também nosso site e veja mais informações sobre divisória:  https://www.moveisoffice.com.br/subcategoria/73/Forros-e-Divisorias/Divisorias-para-escritorio/Divisorias-de-Ambiente