Escolher uma cadeira ergonômica para escritório não é uma tarefa tão simples. Primeiro, porque precisa atender vários requisitos antes de ser considerada uma cadeira “ergonômica”. E em segundo lugar, a variedade de modelos e preço, podem deixar qualquer um bem confuso.

Mas antes, precisamos entender um pouco da importância de comprar cadeira de escritório ergonômica e não uma cadeira de escritório giratória comum ou simplesmente uma cadeira para mesa de computador.

Por que preciso de uma cadeira ergonômica para escritório?

Os motivos parecem poucos, mas trazem bons benefícios que você entenderá logo a seguir.

Faz bem a saúde

Primeiro e principal motivo em obter uma cadeira ergonômica é a saúde. Uma cadeira ergonômica utilizada de forma correta evita muitos problemas de saúde, como dores nas costas, braços e mãos.

Estar em acordo com a legislação do trabalho

Segundo motivo é que é necessário estar de acordo com a legislação do Ministério do Trabalho. Assim estará melhor respaldado em eventuais reclamações trabalhistas, ou previdenciárias, por problemas de saúde relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho. Outro ponto, não menos importante, é que, deixar o escritório, ou ambiente de trabalho, de acordo com as normas de ergonomia, proporciona ao usuário maior desempenho e eficiência, deixando-o mais confortável na postura de trabalho, conseguindo assim obter maior concentração em suas atividades.

É bom lembrar que a ergonomia no ambiente de trabalho depende de um conjunto de itens que precisam estar de acordo, dentre eles, ressaltamos aqui: posto de trabalho (mesa), cadeira, iluminação, e postura correta do usuário. A postura correta do usuário é de grande importância, pois de nada adiantará ter mesas e cadeiras ergonômicas se não utilizadas adequadamente.

Postura e Ergonomia para cadeiras de escritório

  • Mantenha a posição ereta com a coluna lombar totalmente apoiada no encosto da cadeira / poltrona;
  • Posicione o monitor na altura dos olhos;
  • Mantenha os cotovelos em 90º apoiados no braço da cadeira e mesa alinhada ao antebraço;
  • Posicione os joelhos em 90º; Deixe os pés totalmente apoiados no chão ou no apoio de pés quando necessário
Postura na cadeira ergonômica para escritório
Postura e ergonomia para cadeiras de escritório
  • Use o movimento da cadeira de escritório giratória, e proteja sua coluna e membros superiores.
  • cadeira ergonômica giratória
    Movimento na cadeira giratória
  • Habitue-se a usar regularmente a regulagem Syncron/Relax descansando a musculatura de sua coluna.
  • Evite cruzar as pernas e faça movimentos regulares com os pés estimulando a circulação e evitando cansaço nas pernas. Faça pequenas pausas e exercícios de alongamento com orientação profissional.
Regulagem da cadeira ergonômica
Utilizando as regulagem da cadeira de escritório
Inclinação da cadeira ergonômica para escritório
Cadeira escritório Ergonômica Regulagens de Inclinação do encosto

Laudo de ergonomia em cadeiras para escritório

No Brasil, a NR-17 trata do assunto ergonomia e estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores. Destacamos aqui um trecho da NR-17 que trata sobre as cadeiras de escritório

“17.3.2”. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

  1. a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
  2. b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
  3. c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.”

 “17.3.3. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

  1. a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
  2. b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
  3. c) borda frontal arredondada;
  4. d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.”

Bom, esses requisitos são requisitos mínimos de conforto que a NR17 estabelece. Para regulamentar a NR17, a ABNT criou a norma NBR 13962-2006. Ela estabelece as diretrizes de características e dimensões de uma cadeira para escritório.  A norma estabelece essas dimensões e características há vários tipos de cadeiras de escritório, identificando-as por nomes conforme a sua característica física e sua utilização tais como. Vamos nos ater aqui a somente dois modelos: Cadeira Executiva e Cadeira Operacional

Cadeira Executiva

Cadeira Executiva – são aquelas com encosto/espaldar médio ou alto, sempre giratórias com base de cinco apoios, e regulagem ao menos de altura do assento. Podendo ser com braços ou sem braços.

Cadeira Operacional

Cadeira Operacional – são aquelas com encosto/espaldar baixo, sempre giratórias com base de cinco apoios, e regulagem ao menos de altura do assento. Podendo ser com braços ou sem braços.

Padrões estabelecidos pela norma

A norma estabelece medidas padrões e também medidas mínimas e máximas de regulagens aos modelos citados acima. Exemplo: em relação à regulagem de altura do assento, a norma estabelece: “A regulagem mínima deve atingir pelo menos 420 mm e a máxima deve chegar a pelo menos 500 mm. O intervalo de regulagem poderá ser excedido pelo fabricante, desde que os valores mínimo e máximo estejam incluídos na faixa de regulagem.”

 Como exemplo, separamos um desenho técnico da NBR13962 do modelo cadeira giratória:

Medidas da cadeira ergonômica
Cadeira Ergonômica Medidas 

Observe que todas as dimensões mínimas e máximas são pré- estabelecidas pela norma. São muitos os detalhes e informações que uma cadeira precisa atender para ser considerada ergonômica.

Por se tratar de informações muito técnicas em relação a desenhos, medidas e ângulos, não vamos detalhar todas as dimensões, ângulos e regulagens que a norma estabelece.

Mas e agora, como escolher uma cadeira ergonômica para escritório?

Calma, vamos te dar uma ótima dica. Antes procurar cadeiras de escritório em promoção e antes de comprar uma cadeira de escritório simples, verifique se o modelo que quer adquirir possui o laudo de ergonomia de conformidade com a NR17.  Existem muitas cadeiras de escritório, principalmente as importadas, que não tem laudo de ergonomia e muitas vezes também não atendem as normas de ergonomia.

Mas atenção, não basta apenas ser um “laudo de ergonomia” qualquer. Ele precisa ser emitido pelo profissional competente.  Por se tratar de um assunto bem técnico e específico, nós particularmente recomendamos que o laudo deva ser emitido por um ergonomista de preferência credenciado pela Abergo (Associação Brasileira de Ergonomia), garantindo dessa forma a qualidade do laudo em questão às cadeiras de escritório.

Quando você for escolher sua cadeira para escritório, você vai encontrar duas opções de laudo, e por isso vamos explicar aqui as diferenças.

  • Cadeiras ergonômicas para escritório com Laudo de Ergonomia de conformidade com a NR17.
  • Cadeiras ergonômicas para escritório com certificação de conformidade com a NBR13962 da ABNT. O certificado deve ser emitido por OCP (Organismos de Certificação de Produtos) creditado pelo Inmetro. Na prática, adquirir cadeiras com esse certificado é garantia de estar adquirindo um excelente produto. Sabe por quê? Na prática, para que uma cadeira tenha esse certificado, o órgão de certificação vai até a indústria de cadeira, recolhe uma amostra do modelo, e leva ao teste de laboratório. Lá a cadeira de escritório passará por diversos testes e verificações. Um dos testes é o de resistência e outro é de conformidade com as normas da ABNT13962. Caso seja aprovado, depois de alguns meses, o órgão de certificação volta na indústria, e escolhe aleatoriamente outra cadeira e refaz o teste a fim de confirmar se todas as cadeiras são fabricadas com a mesma qualidade.

Isso é muito legal, e se você comprar uma cadeira e escolher uma cadeira que tenha esse laudo de certificação, você está adquirindo uma cadeira de escritório ergonômica de altíssima qualidade.

Modelos de cadeira ergonômica para escritório

Confira abaixo modelos de cadeira ergonômica para escritório com os dois tipos de laudos disponíveis.

cadeira ergonômica cavaletti
Cadeira escritório Ergonômica Executiva SLisa
cadeira ergonômica para escritório stlisa
Cadeira Escritorio Ergonômica Diretor Sstlisa
cadeira ergonômica newnet
Cadeira Escritório Ergonômica Diretor NNET
cadeira ergonômica nnet
Cadeira Escritório Ergonômica Presidente Nnet

 

cadeira ergonômica para escritório SoftA
Cadeira Escritório Ergonômica Presidente SoftA
cadeira ergonômica Diretor Soft
Cadeira Escritório Ergonômica Diretor Soft

 

cadeira ergonômica para escritório Presidente Pro
Cadeira Escritório Ergonômica Presidente Pro
cadeira ergonômica Executiva Slim
Cadeira Escritório Ergonômica Executiva Slim

 

cadeira ergonômica Secretária SPlus
Cadeira Escritório Ergonômica Secretária SPlus
cadeira ergonômica para escritório Diretor SPlus
Cadeira Escritório Ergonômca Diretor SPlus

Mais informações sobre cadeira ergonômica para escritório

Quer saber preços e ver outros modelos de cadeira ergonômica para escritório acesse nosso site: www.moveisoffice.com.br

Caso precise de ajuda na escolha da sua cadeira ergonômica de escritório, entre em contato com nossa equipe de consultores em uma de nossas lojas. Em Taubaté – SP pelo tel: (12) 3622.2847. Em Pindamonhangaba – SP pelo tel: (12) 3645.7609.