Escolher uma cadeira ergonômica para escritório não é uma tarefa tão simples. Primeiro, porque precisa atender vários requisitos antes de ser considerada uma cadeira “ergonômica”. E em segundo lugar, a variedade de modelos e preço, podem deixar qualquer um bem confuso.
Mas antes, precisamos entender um pouco da importância de comprar cadeira de escritório ergonômica e não uma cadeira de escritório giratória comum ou simplesmente uma cadeira para mesa de computador.
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Os motivos parecem poucos, mas trazem bons benefícios que você entenderá logo a seguir.
Primeiro e principal motivo em obter uma cadeira ergonômica é a saúde. Uma cadeira ergonômica utilizada de forma correta evita muitos problemas de saúde, como dores nas costas, braços e mãos.
Segundo motivo é que é necessário estar de acordo com a legislação do Ministério do Trabalho. Assim estará melhor respaldado em eventuais reclamações trabalhistas, ou previdenciárias, por problemas de saúde relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho. Outro ponto, não menos importante, é que, deixar o escritório, ou ambiente de trabalho, de acordo com as normas de ergonomia, proporciona ao usuário maior desempenho e eficiência, deixando-o mais confortável na postura de trabalho, conseguindo assim obter maior concentração em suas atividades.
É bom lembrar que a ergonomia no ambiente de trabalho depende de um conjunto de itens que precisam estar de acordo, dentre eles, ressaltamos aqui: posto de trabalho (mesa), cadeira, iluminação, e postura correta do usuário. A postura correta do usuário é de grande importância, pois de nada adiantará ter mesas e cadeiras ergonômicas se não utilizadas adequadamente.
No Brasil, a NR-17 trata do assunto ergonomia e estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores. Destacamos aqui um trecho da NR-17 que trata sobre as cadeiras de escritório
“17.3.2”. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:
“17.3.3. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:
Bom, esses requisitos são requisitos mínimos de conforto que a NR17 estabelece. Para regulamentar a NR17, a ABNT criou a norma NBR 13962-2006. Ela estabelece as diretrizes de características e dimensões de uma cadeira para escritório. A norma estabelece essas dimensões e características há vários tipos de cadeiras de escritório, identificando-as por nomes conforme a sua característica física e sua utilização tais como. Vamos nos ater aqui a somente dois modelos: Cadeira Executiva e Cadeira Operacional
Cadeira Executiva – são aquelas com encosto/espaldar médio ou alto, sempre giratórias com base de cinco apoios, e regulagem ao menos de altura do assento. Podendo ser com braços ou sem braços.
Cadeira Operacional – são aquelas com encosto/espaldar baixo, sempre giratórias com base de cinco apoios, e regulagem ao menos de altura do assento. Podendo ser com braços ou sem braços.
A norma estabelece medidas padrões e também medidas mínimas e máximas de regulagens aos modelos citados acima. Exemplo: em relação à regulagem de altura do assento, a norma estabelece: “A regulagem mínima deve atingir pelo menos 420 mm e a máxima deve chegar a pelo menos 500 mm. O intervalo de regulagem poderá ser excedido pelo fabricante, desde que os valores mínimo e máximo estejam incluídos na faixa de regulagem.”
Como exemplo, separamos um desenho técnico da NBR13962 do modelo cadeira giratória:
Observe que todas as dimensões mínimas e máximas são pré- estabelecidas pela norma. São muitos os detalhes e informações que uma cadeira precisa atender para ser considerada ergonômica.
Por se tratar de informações muito técnicas em relação a desenhos, medidas e ângulos, não vamos detalhar todas as dimensões, ângulos e regulagens que a norma estabelece.
Calma, vamos te dar uma ótima dica. Antes procurar cadeiras de escritório em promoção e antes de comprar uma cadeira de escritório simples, verifique se o modelo que quer adquirir possui o laudo de ergonomia de conformidade com a NR17. Existem muitas cadeiras de escritório, principalmente as importadas, que não tem laudo de ergonomia e muitas vezes também não atendem as normas de ergonomia.
Mas atenção, não basta apenas ser um “laudo de ergonomia” qualquer. Ele precisa ser emitido pelo profissional competente. Por se tratar de um assunto bem técnico e específico, nós particularmente recomendamos que o laudo deva ser emitido por um ergonomista de preferência credenciado pela Abergo (Associação Brasileira de Ergonomia), garantindo dessa forma a qualidade do laudo em questão às cadeiras de escritório.
Quando você for escolher sua cadeira para escritório, você vai encontrar duas opções de laudo, e por isso vamos explicar aqui as diferenças.
Isso é muito legal, e se você comprar uma cadeira e escolher uma cadeira que tenha esse laudo de certificação, você está adquirindo uma cadeira de escritório ergonômica de altíssima qualidade.
Confira abaixo modelos de cadeira ergonômica para escritório com os dois tipos de laudos disponíveis.
Quer saber preços e ver outros modelos de cadeira ergonômica para escritório acesse nosso site: www.moveisoffice.com.br
Caso precise de ajuda na escolha da sua cadeira ergonômica de escritório, entre em contato com nossa equipe de consultores em uma de nossas lojas. Em Taubaté – SP pelo tel: (12) 3622.2847. Em Pindamonhangaba – SP pelo tel: (12) 3645.7609.
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