Antigamente a hierarquia dentro de qualquer ambiente de trabalho era ditada pela diferenciação do grau de conforto dos funcionários diante de seus imediatos superiores, além do próprio tamanho da cadeira ou poltrona.Permanecer sentado durante horas a fio, mesmo em atividades pouco exaustivas, pode causar fadiga, distúrbios circulatórios e dores físicas mesmo em cadeiras que são um verdadeiro primor em termos de
estética. Imagine-se, pois, o que sentem os operadores de máquinas de escrever, telex, telefones, monitores, computadores e processadores de texto.Com sua atenção voltada ao trabalho e concentrados na tarefa, o que exige atenção e cria tensões, é fácil que assumam, com o passar do tempo, posturas que serão prejudiciais à sua saúde.No Brasil, estima-se que o aumento das lombalgias durante o trabalho em escritórios – fenômeno muito difícil de explicar quando de um afastamento temporário para o tratamento de saúde, por não ser reconhecido pelos órgãos da Previdência como se tratando de “acidentes de trabalho” – deve-se à postura incorreta quando se fica sentado, vício provavelmente criado por cadeiras muito bonitas porém completamente inadequadas ergonomicamente às finalidades a que se destinam.

As Dores do Sentado

  • As causas do Desconforto

    Uma causa frequente do cansaço é o fato do assento ser geralmente demasiado alto, provocando dores devido à pressão na dobra do quadril. Além do mecanismo de regulagem, para precisar a altura, o assento deve ser moldado com depressões para o apoio às tuberosidades isquiáticas. Outra dor comum é a sentida nos joelhos e coxas: os músculos das pernas permanecem contraídos por tempo prolongado, os vasos sanguíneos são prensados pelo tecido muscular e, assim, o sangue não corre livremente pelos músculos, provocando entorpecimento e dor. Da mesma forma, a corrente sanguínea pode ser estrangulada na altura em que se apoia na borda do assento, provocando o afloramento dos capilares sanguíneos à epiderme, além de entorpecimento dos membros inferiores e até o aparecimento de varizes.

    As dores nas costas são a maior fonte de queixas, da queda de rendimento, fadiga no trabalho e até afastamentos para a plena recuperação. Nos EUA, segundo uma pesquisa, esta é a segunda maior causa de afastamento do trabalho (Gunnar Andersson). Acontece que a maioria dos encostos não proporciona apoio suficiente às costas.

    A parte mais sensível, quando em posição sentada, é a região renal, pois o peso do corpo fica completamente assentado sobre a mesma, razão pela qual deve estar apoiada no encosto para que a espinha dorsal não se curve demasiadamente para trás. A regulagem da altura e o ângulo do encosto têm especial importância nestes casos.

    A Cadeira para escritório ideal

    Pontos anatômicos Benefícios 
    * Mola amortecedora Evita impactos bruscos na base da coluna. Tais movimentos podem ocasionar dores de cabeça, problemas de coluna e de visão. A mola amortecedora é utilizada em todos os modelos projetados à função de trabalho.
    * Regulagem de altura do assento Tem por função possibilitar a formação de ângulo reto (90º) entre coxas e pernas, dando liberdade a circulação sanguínea. Os pés devem permitir um apoio ao solo ou em outra formação semelhante.
    * Bordas arredondadas do assento Evitam o estrangulamento dos vasos sanguíneos, impedindo a ocorrência de formigamentos causados pela dormência nas pernas, consequentes dores e o possível surgimento de varizes.
    * Escavação do assento De formação anatômica visando o apoio às tuberosidades isquiáticas, proporcionando melhor ventilação e melhor distribuição de peso, obtendo perfeita circulação sanguínea na região.
    * Ângulos de curvatura do encosto Também moldado anatomicamente, possibilitando apoio à região renal, favorecendo a distribuição de peso do tronco, evitando o surgimento de dores nos rins e na coluna vertebral.

    O Papel da Anatomia

    O perfil do assento deve ter o formato que possa acompanhar a anatomia humana. Num design tecnicamente perfeito, o corpo como um todo, as vértebras lombares e as costas são as diretrizes básicas para a concepção de um projeto obedecendo aos princípios da ergonomia. O corpo deve contar com suporte pleno em qualquer posição sentada.  As vértebras lombares devem ser suportadas em seus pontos estratégicos; as costas devem ser apoiadas até o topo, para evitar a tensão dos músculos.
    A cadeira de escritório deve permitir períodos de relaxamento através do efeito dinâmico (a mudança da posição sentada quando desejado), alterando desta forma os períodos de tensão e relaxamento de vários grupos de músculos. Além destes quesitos básicos, a rotação da cadeira terá um papel cada vez mais importante no escritório futuro. É preciso lembrar que diversos funcionários se alternarão dividindo os mesmos postos de
    trabalho, como por exemplo o processamento de textos e a telecomunicação.

     

    Para escolher sua cadeira de escritório ergonômico acesse : www.moveisoffice.com.br

     

Próximo artigoComo escolher mesas e cadeiras para escritório
Priscilla P. de Almeida
Priscilla Almeida é advogada, projetista e administradora. Tem mais de 20 anos de experiência na área de móveis para escritório, desde elaboração de projetos à especificação e detalhamento de produtos. Compartilha aqui seu conhecimento de móveis e design. Apaixonada por design e inovação, alinha seu senso estético com boas referências para a linha de móveis para escritório.